Porque a Farinha branca Engorda?

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A farinha de trigo refinada é encontrada principalmente em pães, biscoitos, massas e confeitos em geral.

Seu consumo é sempre associado à obesidade, síndromes metabólicas, por alguns motivos importantes:

O índice glicêmico da farinha branca é alto, portanto o carboidrato (açúcar) é absorvido rapidamente na corrente sanguínea, não promovendo a saciedade, por isso quando consumimos alimentos pobres em fibras e proteínas rapidamente sentimos fome. Essa prática favorecerá ao ganho de peso e a compulsão alimentar.

O consumo em excesso da farinha refinada pode favorecer a obesidade e doenças associadas como diabetes e aumento dos triglicérides. A maioria dos alimentos que contém farinha de trigo branca são industrializados e por isso são ricos também em conservantes, sendo ainda mais prejudicial à saúde.

É um alimento pobre em nutrientes, já que no seu processo de refinamento perde-se as fibras responsáveis pelo bom funcionamento intestinal, controle da glicemia e prevenção de câncer.

A farinha de trigo integral preserva as fibras, além de vitaminas e minerais como magnésio, zinco, selênio, vitamina B1 e B6, importantes para o sistema imune e sistema nervoso central.

Além da farinha de trigo integral, opte também pelas farinhas de quinua, amaranto, aveia, pois são excelentes fontes de fibras e nutrientes.

Nutricionista Ludimila Oliveira

CRN9 13325

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