PRESENTEANDO BONS HÁBITOS !!!

 

Quando pensamos em Natal, logo vem à cabeça palavras como confraternização, tempo de paz, de alegria, de presentear, de reunir família e amigos e celebrar com uma grande festa. Para os mais religiosos, o Natal também tem seu significado Bíblico, comemoramos o nascimento de Jesus e a renovação de nossas esperanças.

Ao confraternizar, queremos dividir nossas alegrias com as pessoas mais próximas a nós e o presentear, se torna uma forma simbólica de celebrar esse momento.

Sempre que presenteamos alguém, queremos ver aquela pessoa feliz, satisfeita com o que ganhou e, é claro, queremos que aquele presente agregue algum valor à vida dela e que lhe seja útil de alguma forma.

Satisfação – utilidade – agregação de valores – felicidade

Objetos concretos se traduzindo em sentimentos abstratos; esta é a definição de presentear para muitos de nós.

Mas podemos transmitir satisfação, valores, felicidade e sentimento de utilidade de inúmeras outras formas. Com um beijo, um abraço, uma palavra de carinho, um gesto de amor, uma presença e por que não dizer, bons exemplos!!!

Já que “palavras arrastam montanhas, mas os exemplos movem o mundo.” , que maneira melhor de presentear um amigo ou um familiar querido? Vamos ser o exemplo que pode move-los em direção aos bons hábitos. Pensando na reeducação alimentar, como uma aquisição, uma opção, de vida, por que não oferecer uma ceia mais saudável na noite de Natal? Vergonha, medo de ser ridicularizado, “não é porque eu estou de dieta que eu tenho que obrigar as pessoas a comerem o que eu como”?

Você as estará presenteando, colaborando para a implantação de uma nova forma de vida, estará agregando valores, satisfazendo-os com um cardápio mais saudável, porém igualmente saboroso. Porque comidas saudáveis não são sinônimos de alimentação sem graça e/ou pouco saborosa. É necessário que esta lhe traga também prazer, por isso quantidade e qualidade devem ser avaliadas na hora de preparar e servir a ceia de natal.

Então vamos presentear nossos entes queridos e contagiá-los com nossos exemplos.

Um Bom Natal a Todos!!!

Iana Pechir e Thais Martins

Psicólogas Clinlife

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *