Produtividade X Qualidade do Sono

O desequilíbrio da qualidade do sono pode ser influenciado por fatores como a demanda de trabalho ou escola, responsabilidade familiar, uso de medicamentos, questões pessoais e estilo de vida, levando à restrição e/ou fragmentação do sono. Vários aspectos ficam comprometidos tais como: redução da eficiência do processamento cognitivo, tempo de reação e atenção, além de déficit de memória, aumento da irritabilidade, alterações metabólicas, endócrinas e quadros hipertensivos que por sua vez torna a pessoa suscetível ao aparecimento de várias doenças.

O sono passa por vários estágios, sendo que durante o sono REM, ocorre a liberação de um hormônio chamado GH, mais conhecido como hormônio do crescimento. Esse hormônio é responsável pelo aumento da utilização de gordura por parte das células para gerarem energia e também o aumento da síntese proteica (especialmente nos músculos e ossos) levando ao ganho de massa muscular. Ou seja: se não tivermos um sono adequado podemos engordar e perder massa muscular.

O exercício contribui positivamente para melhorar o sono, pois libera endorfinas que proporcionam a sensação de relaxamento, satisfação e diminuem o estresse. Portanto agora que sabemos a importância da qualidade do sono e que os exercícios contribuem de forma positiva, inicie o quanto antes. Descubra o tipo de exercício que mais te dá satisfação e movimente-se para dormir melhor e produzir de forma mais eficiente!!!

Isabel Cristina Cunha dos Santos

Profissional de Educação Física Clinlife

CREF 19.464 G/MG

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