QUEBRANDO PARADIGMAS

 

Paradigmas são as representações de um padrão a ser seguido. É um pressuposto de onde partem nossas crenças e valores. Existem os paradigmas filosóficos, científicos, culturais e, até mesmo os nossos próprios enraizados e construídos à base de nossas experiências e modelos familiares.

 As leis das Constituições, as regras de convivência social, todas elas se baseiam em idéias pré-estabelecidas, padronizadas sabe-se lá por quem.

 Nos primórdios da nossa existência, foi necessário começar de algum lugar, talvez daí, a necessidade de um padrão de organização da sociedade. Enfim, manter certa ordem é fundamental para a orientação humana, nisso todos nós concordamos.

Acontece que a cada dia que se passa, surge uma nova percepção de mundo.

 Em menos de 20 anos, os meios de comunicação evoluíram de uma forma assustadora, os transportes ficaram mais rápidos e acessíveis e hoje, a globalização tem-nos feito entrar em contato com outras culturas e seus diferentes paradigmas e nos feito questionar sobre os nossos próprios pontos de vista e com isso, alguns ficam perdidos, outros começam a questionar a funcionalidade de certos padrões e outros defendem até a morte seus valores e crenças, ou seja, quem pensar diferente é o desertor, o errado.

E você, em qual desses tipos se encaixa? O indeciso, o flexível ou o rígido?

Esses “padrões” de comportamento vão ter influência direta no processo de emagrecimento a que você está se propondo.

 O indeciso, ainda não decidiu se realmente quer mudar seu estilo de vida, ainda não definiu suas prioridades, ele vive em conflito entre o bem-estar imediato proporcionado pela comida e o a longo prazo , que exigirá esforço, disciplina, mas será mais duradouro e satisfatório do que o primeiro.

 O rígido está bem do jeito que é, não quer mudar, nem abrir mão das coisas que o deixam felizes e satisfeito, para ele, precisamos aproveitar dos prazeres que a vida nos oferece, contraditório, não?

 Se ele tiver uma vida baseada em sedentarismo e má alimentação, não poderá aproveitar de tais prazeres. Enfim, ele é inflexível, não há argumentos que o façam mudar de idéia, mais tarde sofrerá as conseqüências.

 Já o flexível, este sim, é do tipo que pondera, tem maior percepção das mudanças que o mundo sofre e faz escolhas de acordo com as necessidades do momento. Este perfil é do tipo que toma decisões mais acertadas, pois analisa com cuidado o custo-benefício de suas ações e necessidades.

 Este perfil é o mais adequado ao emagrecimento. Ele está disposto a mudar hábitos, quebrar paradigmas, se for necessário para alcançar um objetivo que lhe seja mais adequado no momento, caso faça uma escolha inacertada, está sempre pronto a rever a situação e tentar novamente, e com isso sofre menos. 

 Então, vamos em busca da flexibilidade e, literalmente, ter uma vida mais leve !!!

 

Iana

CRP: 04/35355

Psicóloga Clinlife

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *