Questione-se

Você já parou para se observar? Não se observar fisicamente, mas internamente e verificar o que realmente anda sentindo, pensando? Seus pensamentos são realistas, otimistas ou pessimistas?

O pensamento realista é aquele que vai de encontro à realidade. Contudo essa realidade não precisa ser catastrófica.

O pensamento otimista é aquele que sempre espera que o melhor irá acontecer e o pessimista é aquele que vê tragédia em tudo. Se você quer saber em qual perfil se enquadra, imagina a seguinte cena:

Você chega ao trabalho e é chamado para uma reunião surpresa com o chefe. O que você imagina em seguida?

“Nossa, com certeza serei demitido! A crise bateu forte e agora irão me demitir.”

Ou:

“Com certeza ele quer me falar algo bom, serei reconhecido e quem sabe ele me dará até uma promoção!”

Ou então:

“ Bom, não sei de fato o que ele quer e irei lá verificar.”

Se você se identificou com o primeiro pensamento, verifique melhor pois se trata de um pensamento pessimista. Se o chefe o chamou, não tem como saber o que de fato ele quer. Só indo até lá para saber.

Se sua identificação foi com o segundo pensamento, você é otimista. Isso pode ser até  bom, porém o otimismo precisa ir de encontro à realidade, para não haver grandes frustrações.

Se sua identificação foi com o terceiro pensamento, ótimo, seus pensamentos são mais realistas. O pensamento realista vai de encontro ao que é real de fato.

Precisamos sempre questionar a qualidade de nossos pensamentos, não ir aceitando tudo que pensamos, sem ao menos saber se aquilo trata ou não de uma realidade.

Pensamentos pessimistas tendem a nos fazer muito mal, pois geram sensações em nosso corpo. Sensações que posteriormente podem ser transformadas em doenças.

Tente imaginar quantos pensamentos pessimistas, catastróficos você já teve ao longo de sua vida. Quais deles realmente aconteceram?

Precisamos sempre ver e rever a qualidade de nossos pensamentos, questionar se realmente são reais e tentar colocá-los o mais dentro da realidade possível, para nosso bem.

Se quer melhorar sua qualidade de vida, comece pelos pensamentos!

Cristiane Froes

Psicóloga Clinlife

CRP:35.330

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *