Reduzindo medidas e aumentando saúde

Você sabia que o excesso de peso esta associado com várias doenças? Hipertensão, dislipidemias (alteração do colesterol) e diabetes são as doenças mais comuns. O primeiro passo para mudar esse quadro é buscar algumas mudanças de hábitos. A reeducação alimentar e a prática regular de exercício físico são fundamentais para se mudar essa situação. Existem vários tipos de atividades que você pode fazer.

A musculação, por exemplo, é uma ótima opção para este objetivo. Além do gasto energético durante o treinamento, a musculação ajuda a aumentar a queima de gordura através das reações tardias que seu corpo produz após o treino. Um exemplo é o aumento da Taxa metabólica de repouso (TMR) e aumento da Taxa Metabólica Basal (TMB). A partir do aumento da TMR e TMB, quem pratica musculação queima mais calorias mesmo em repouso.

Outra opção é a dança. Uma atividade física muito boa e muito prazerosa para algumas pessoas. Esta atividade conjulgada com uma alimentação balanceada fica excelente, pois diminui o peso de gorduras em seu corpo e pode reduzir o peso total também. E fique atento, não se preocupe apenas com o peso total, o foco também deve ser no peso gordo (gordura corporal). A perda de gordura diminui medidas corporais e eleva a auto-estima.

Exercícios aeróbicos como caminhada ou corridas ao ar livre, caminhadas e corridas na esteira, passeios de bike ou bike ergométrica, entre outras atividades aeróbicas não serve apenas para queima de gordura e condicionamento físico. Elas são boas para o sistema circulatório,  ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e melhoram os níveis do colesterol bom (HDL) e entre outros benefícios.

Aulas coletivas é uma boa opção para as pessoas que precisam ser motivadas por pessoas ao seu redor. Nas aulas coletivas ‘uma pessoa vai levando a outra’, ou seja, uma pessoa motiva a outra. Além de que, as aulas geralmente são motivadas por ritmos diferentes de músicas.

Procure sempre orientações de um profissional qualificado para determinar a melhor intensidade, duração e modalidade dos exercícios que deverão ser mais indicados para você. E lembre-se, você deve gostar da atividade que faz. Uma atividade feita com prazer será muito mais benéfica para seu corpo e mente.

Richardson Siqueira

Educador Físico Clinlife

CREF 018387

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