Saúde Intestinal

Hoje mais do que nunca se ouve falar da importância da manutenção de um bom estado de saúde intestinal, pois é na luz do intestino que ocorre a absorção de minerais, vitaminas bem como boa parte da formação das células de defesa do organismo ou também chamadas células imunológicas.

Uma flora intestinal saudável é fundamental para a manutenção da saúde como um todo, um bom trânsito intestinal garante a eliminação de toxinas formadas na decomposição e degradação dos alimentos bem como afastando o perigo de doenças do intestino provocadas pelo desequilíbrio da microbiota também conhecida como (flora intestinal).

Um sistema integrado e complexo como o intestino (delgado e grosso) requer muita atenção e cuidado, porém passa facilmente despercebida, sendo lembrado quando não funciona bem. Hoje existe uma série de suplementos que prometem dar e manter a saúde do intestino os prebióticos, probióticos e simbióticos com Lactobacilos e Bifidobactérias que auxiliam na redução de disbioses intestinais bem como amenizam as crises da síndrome do intestino irritável através do equilíbrio das bactérias intestinais, normalmente esses suplementos alimentares são produzidos através de cepas de bactérias mortas que compõem nossa flora intestinal.

Em alguns casos a associação de medicamentos é necessária, mas em um quadro geral a suplementação assistida desses produtos apresenta bons resultados, claro que bons hábitos alimentares, ingestão de água e atividade física regular são fundamentais para garantir a saúde do intestino.

A dieta equilibrada em açúcares, gorduras e fibras associada à boa hidratação apresenta diferencial na saúde do intestino, a atividade física melhora a motilidade diminuindo quadros de flatulência.

Jaqueline dos Anjos – Nutricionista Clinlife

CRN:4632

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *