Seguir em frente, é saber inclusive o que deixar pra trás

Por mais que o sofrimento pareça ser grande demais, por mais que a dor pareça pesar e nos deixe impossibilitados de andar, é preciso seguir em frente. Nada na vida está sob controle muitas coisas  na vida acontece como planejamos, nem tudo na vida é como queremos.

Muitas vezes o imprevisto ocorrerá, é preciso ter maturidade e sabedoria para encarar os momentos que por vezes podem ser difíceis.

Se entristecer faz parte, assim como parte do processo para elaborar a dor, revisar os acontecimentos, tirar deles aprendizados, mas chega um momento em que é preciso recomeçar. 

Afinal não basta abrir as portas para o novo tempo. É preciso fechar algumas janelas também. Janelas essas que algum tempo contemplamos e agora ter que fechá-las pode se revelar parte difícil do seguir em frente…

Talvez esteja a vivência de um luto por algo que em determinado momento ocupou um lugar diferenciado em nossas vivencias.

É preciso coragem para  deixar abrigos conhecidos onde não nos refugiamos e dar chances à novas possibilidades de felicidade.

Nem tudo resiste ao tempo. Agarrar-se ao que não existe mais  dificulta que possamos perceber as chances.

É necessário oportunizar aos ouvidos a escuta de novos sons, e experimentar  novas canções.

Precisamos aprender nos permitir coragem para viver novos tempos e novas possibilidades. Só assim entendermos que não há mais o que se esperar daquilo que já passou.

Não há o que se esperar do passado. Ele aconteceu, foi bom, ficou vivo dentro da gente, nos fez feliz… mas passou.

Que os álbuns de fotografia em sépia sirvam para nos lembrar os sorrisos e sonhos que tínhamos, mas não substituam a alegria de nos relacionarmos com quem está ao nosso lado aqui e agora.

O presente é uma experiência única e fugaz, que passa com um piscar de olhos. Abra seus olhos para perceber a cada segundo as oportunidades que se abrem na sua frente. 

 

Thais Martins Santos 
Psicologa 
Crp 04-24 638

Envie um comentário

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Digite a informação solicitada para provar que é uma pessoa: *