Sem exageros no inverno! Controle o seu peso!!!

Por mais que você tente se controlar, não tem jeito, basta o inverno chegar para a fome aumentar. A ciência já provou que, em baixas temperaturas, as necessidades energéticas do organismo humano aumentam em função da necessidade de se produzir mais calor e, conseqüentemente, manter a temperatura corporal normal.

Assim, é natural haver aumento do apetite e uma maior necessidade energética nos dias frios. Mas, cuidado, não pense que você pode abusar durante as baixas temperaturas por conta do aumento da queima calórica,   não se engane, pois ganhar uns quilinhos extras nessa época do ano é mais fácil do que você imagina.

 É comum no inverno deixar de lado saladas e comidas leves para dar preferência aos alimentos quentes, calóricos e energéticos, típicos da estação. É aí que mora o perigo! Acabamos mudando os hábitos alimentares saindo da dieta e consumindo mais calorias.

 Se você anda brigando com a fome e com a balança, confira as dicas para não sair do peso este inverno e voltar a fazer as pazes com o espelho.

 – O grande coringa da alimentação no inverno é abusar das sopas e caldos quentes que possuem baixa caloria. Dê preferência para as feitas com legumes e temperos naturais para dar sabor. Não abuse dos acompanhamentos, tais como queijo, torradinhas e pão francês;

 – Trocar o chocolate quente pela infinita lista de deliciosos chás ajuda a poupar calorias. Você pode incrementar o chá adicionando em seu preparo: leite desnatado, cacau em pó e mel.

 – Beba muita água! Não esqueça a hidratação. Embora a transpiração diminua no inverno, nossas necessidades quanto à hidratação continuam sendo as mesmas – 1,5 litros de água por dia;

 – Escolha as carnes magras, como frango e peixe;

 – Esqueça as frituras! Além de serem bombas calóricas, são ricas em gordura saturada, que estão entre as principais causadoras de doenças cardiovasculares;

– Prepare o fondue, prato típico da estação, com leite desnatado e queijos magros. Os pães podem ser substituídos por legumes; 

– Uma dica para servir de sobremesa, é cozinhar banana, pêra ou maçã (inteiras e com casca) no forno com água e mel ou assá-las ao forno e depois polvilhar canela. Ficam deliciosas!

E não se esqueça de praticar exercício físico, essencial em qualquer estação do ano.

Resumindo, é importante cuidar da alimentação durante o inverno e não exagerar no consumo de massas, doces, bebidas para compensar o apetite aumentado. Uma boa seleção de alimentos pode suprir as necessidades aumentadas de calorias sem levar a um aumento do peso corporal. 

Fonte: texto adaptado do Cyber Diet

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