Semente de Chia

A semente de chia é a nova “comprovação” da ciência em termos de alimento saudável.

Os estudos de composição demonstraram que a semente parece ser uma boa fonte de ômega 3, antioxidantes, fibras e aminoácidos. A composição varia de acordo com a origem da semente. Por exemplo, o teor protéico e a concentração de ômega 3 são maiores nas sementes que crescem em regiões mais secas.

O perfil de aminoácidos (Isoleucina, Leucina, Valina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano) da semente de chia permite que ela seja uma boa opção como fonte protéica.

Outra vantagem da semente é sua atuação no estômago, parecida com as mucilagens, que promovem uma conversão mais lenta de carboidratos em açúcar, podendo ser, dessa forma, utilizada no auxílio do controle da glicemia sanguínea.

Por apresentar uma boa concentração de ácido linolênico, consiste em uma ótima fonte vegetal de ômega 3. Apresenta ainda os seguintes ácidos graxos: alfa-linoleico, oleico, esteárico, palmítico.

Por ser uma das principais fontes vegetais de ômega 3, torna-se um alimento auxiliar no tratamento de pacientes portadores de alergias, dislipidemias, insuficiência coronariana, risco cardiovascular elevado, diabetes tipo 2, situações em que há presença de resistência insulínica e/ou distúrbios endócrinos. Não há estudos científicos mostrando resultados em obesidade.

A presença de alguns antioxidantes (ácido clorogênico, ácido cafeico, miricetina, quercetina e flavonoides) torna a semente de chia um alimento com potencial antiinflamatório, podendo ser utilizado em situações caracterizadas pela inflamação crônica.

Além do perfil de ácidos graxos, a Chia possui boa concentração de minerais (potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo), além de vitaminas (vitamina A, tiamina, riboflavina, nianica, cobalamina, ácido ascórbico e alfa-tocoferol).

Diante de todas essas vantagens, esse alimento é mais uma opção para ser introduzindo na alimentação diária!

1 comentário


  1. Odiei o gosto da semente, acabei comprando na farmácia de manipulação day pharma, ele é em cápsulas…

    adorei =D o blog , nunca tinha entrado, virei visitante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *