Seu filho está gordinho?

Se o seu filho está com uns quilinhos a mais você deve, em primeiro lugar, rever os seus hábitos alimentares. Entrar em forma junto com ele e dar o exemplo, além de servir como incentivo, é a melhor maneira de cuidar da saúde de ambos.

Toda criança segue os hábitos e rotina dos pais. Isso é fato. Os pais são os maiores exemplos que a criança tem dentro de casa. Se o seu prato nunca teve um vegetal e se você nunca ofereceu para a criança, ela não vai comer. O mesmo acontece com o consumo excessivo de doces, refrigerantes e fast foods. Se o acesso for fácil, a criança vai preferir, pois são alimentos atraentes e saborosos.

DICAS PARA EVITAR O GANHO DE PESO

DÊ O EXEMPLO SEMPRE – procure ter sempre uma rotina saudável dentro de casa. Refeições feitas à mesa e sem televisão ligada, pratos com variedade de nutrientes e despensa sem guloseimas é o que a criança precisa para crescer em um ambiente saudável.

NÃO ENGANE A CRIANÇA – Ofereça os alimentos e converse com a criança sobre a importância de ingeri-los. Não engane dizendo que é outro alimento e não prometa recompensas se ela comer tudo que está no prato. Agindo assim as refeições não se tornam momentos sacrificantes.

CRIE UMA ROTINA – Hábitos saudáveis, horário certo para comer e para dormir são fundamentais para a criança crescer com limites e saber o que é bom para ela.

NÃO PROIBA OS DOCES – Deixe as guloseimas para o fim de semana. Não estoque dentro de casa para não aguçar o paladar dos pequenos.

ESTIMULE A PRÁTICA DE ESPORTES – Faça disso a rotina da criança. Procure algo que ela goste de fazer e sinta vontade de ir.

 

Christiane Veloso

Nutricionista Clinlife

CRN 8158

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *