Sexo e bem estar

O comportamento sexual humano refere-se às atitudes e posicionamento do ser humano em relação ao sexo. O sexo é uma necessidade biológica tanto para os homens como para as mulheres. Com o avanço das ciências em geral, especialmente na educação sexual, passou a ser tratado de forma científica. Geralmente está associado ao prazer, reprodução e problemas de saúde, mas a prática – de forma segura – proporciona diversos benefícios para a saúde física e mental.

 

A sexualidade pode ser considerada como a energia da vida. É uma forma de comunicação entre os seres humanos, estando presente desde o nascimento até a velhice. Desta forma, sua vivência envolve aspectos afetivos, eróticos e amorosos, relacionados à construção da identidade, à história de vida e a valores culturais, morais, sociais e religiosos de cada indivíduo.

 

Sexualidade não designando apenas as atividades e o prazer que dependem do funcionamento do aparelho genital, mas uma série de sensações que proporcionam prazer e satisfação de uma necessidade fisiológica fundamental. Sexualidade como a forma do indivíduo se comportar e interagir com o mundo. Sexualidade é pulsão de vida e inerente a todo indivíduo em qualquer momento de sua vida, e não apenas uma questão reprodutiva. (FOUCAULT)

 

Os hormônios sexuais são estrógeno, progesterona (predominantemente feminino) e testosterona (predominantemente masculino); e durante o sexo, o corpo produz outros hormônios como a dopamina, endorfinas, e ocitocina, conhecidos também como hormônios do amor, felicidade e relaxamento.

Alguns benefícios produzidos através da atividade sexual:

– Alivia dores como enxaqueca e cólicas;

– Melhora o aspecto da pele e favorece o sono;

– Reduz a pressão sanguínea, melhorando assim a saúde cardiovascular;

– Diminui o estresse e melhora a autoestima;

– Queima calorias, aumenta a imunidade e estimula a longevidade.

 

O ginecologista e terapeuta sexual Amaury Mendes Júnior, completa: “O sexo é benéfico para a saúde orgânica. Quando existe atividade sexual e tudo o que vem com ela – transpiração, batimentos cardíacos acelerados, hipertonicidade muscular e ventilação pulmonar – são sinais de que o corpo e todos os órgãos estão funcionando bem”.

 

Sexo é bom e ainda faz muito bem para a saúde!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *