Sistema Imune e a Alimentação

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O sistema imunológico é o conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas responsáveis pela retirada de agentes ou moléculas estranhas do organismo de todos os seres vivos, com a finalidade de manter a normalidade do nosso organismo. O funcionamento do sistema imune consiste na resposta coordenada das células e moléculas diante dos agentes estranhos; caracterizada por resposta imune.

Uma alimentação variada, equilibrada e saudável é essencial para obtermos um bom funcionamento do sistema imune.

Alimentos como o gengibre e o alho possuem diversas propriedades funcionais, entre elas, propriedades anti-sépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias fazendo com que aumente a produção dos nossos anticorpos.

Frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, maracujá, abacaxi, kiwi, morango, e tomate, são ricas em vitamina C, substância antioxidante.

Os antioxidantes neutralizam os efeitos causados pelos radicais livres permitindo que o corpo esteja mais preparado ao ser exposto aos agentes agressores.

Brócolis, couve, espinafre e rúcula são boas fontes de ácido fólico. Esse nutriente participa da síntese de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo. São ricos em glucosinolatos, substância que após passar pelo processo de ingestão se transforma em  sulforafano – Um dos agentes quimiopreventivos mais potentes que agem dentro das células, e em Indol 3 Carbinol, fitonutriente que age como antitumoral, anti-inflamatório, antineoplásica e antioxidante.

No iogurte natural encontramos os lactobacillus, bactérias que são formadas a partir da fermentação do leite, esses microrganismos são capazes de regular a resposta imune, melhorando inclusive a flora intestinal e a absorção e digestão dos alimentos.

É importante salientar que da mesma forma que existem alimentos que reforçam a defesa do nosso organismo, temos também alimentos que prejudicam, causando inflamações e que pouco oferecem nutrientes para a nossa saúde, são os alimentos industrializados, carnes processadas, bebidas alcoólicas, açúcar, excesso de sal, entre outros.

Nutricionista Ludimila Oliveira

Clinlife CRN9 13325

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