Só contar calorias emagrece? Conheça um pouco mais sobre elas

 

  • Caloria é a quantidade de energia que cada alimento possui, e que será utilizada pelo corpo para todas as funções como digestão, respiração, prática de exercícios…

  • Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades.

  • As calorias só começam a pesar na balança se você comer mais do que seu corpo precisa.

  • O problema é que hoje em dia os alimentos da modernidade (chocolate, pizzas, sanduíches, massas, refrigerantes, etc.) são uma “máquina para fazer engordar”, ou seja, mesmo comendo pequenas quantidades você ingere muitas calorias. Isso porque esses alimentos contêm em excesso nutrientes nocivos, como açúcar, gorduras hidrogenadas, farinha branca que são ricos em calorias. Além disso, são pobres em nutrientes saudáveis como as vitaminas, minerais e fibras. Esses alimentos são conhecidos como calorias vazias.

  • Talvez você não saiba, mas as vitaminas e minerais são indispensáveis no emagrecimento, ou seja, sem eles há mais dificuldade em baixar os ponteiros da balança. Um bom exemplo é o mineral magnésio. Você sabia que esse mineral ajuda no controle do desejo de carboidratos (pois ajuda na síntese de triptofano), reduz inchaço, estresse e melhora a disposição física? E que o consumo excessivo de açúcar refinado e alimentos industrializados tende a reduzir os níveis de magnésio no sangue?

  • Por isso não basta basear na tabela de calorias para conseguir emagrecer. Para um emagrecimento com sucesso é fundamental reduzir calorias, priorizando alimentos nutritivos.

 

“Podemos comparar nosso organismo a um carro. Onde os órgãos são o motor e as calorias a gasolina.

Sabemos que para o carro funcionar não precisa apenas de gasolina. É necessário óleo e água, por exemplo, só assim o motor poderá desempenhar sua função.

Nosso corpo é semelhante, não adianta só dar calorias, é

necessário nutrientes também!”

 

Portanto, se seu objetivo é emagrecer reduza as calorias e selecione alimentos adequados, ou seja, que contenham nutrientes necessários para o máximo desempenho do seu organismo.


Juliana Castilho

Nutricionista Clinlife

CRN 4524

Related posts:

  1. Cogumelos: Saiba um pouco mais sobre seu valor nutricional
  2. Conhecendo um pouco mais sobre abdominais
  3. Conhecendo um pouco mais sobre o Treinamento Funcional
  4. Intolerancia à lactose – conheça mais
  5. Hoje elas são fofas. E amanhã?

Envie um comentário

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*


5 + 4 =