Sorrir é uma arte!

A música cantada por Maria Bethânia já diz tudo: “…a arte de sorrir cada vez que o mundo diz não…” Sorrir verdadeiramente deveria ser considerado uma arte, uma obra prima.

Você já reparou uma pessoa sorrindo? O rosto se ilumina, os olhos brilham! O sorriso mostra beleza e simpatia, torna as pessoas mais sedutoras e interessantes socialmente, facilita a comunicação e sobretudo a relação.

Outra coisa, o  riso é contagiante… Se ouvimos alguém dar uma boa gargalhada, nem precisamos saber do que se trata e um sorriso é aberto instantaneamente em nosso rosto. Ou o simples fato de alguém sorrir para a gente, já faz com que devolvemos um sorriso imediatamente de volta, mesmo que nesse dia estejamos tristes.

Dizem que, diante de algumas adversidades, sorrir é o melhor remédio. Essa afirmação é verdadeira, pois o riso é um poderoso antídoto para o estresse, a dor e o conflito. Nada funciona de modo mais rápido ou confiável para trazer o corpo e a mente de volta ao equilíbrio do que uma boa risada.

Uma boa risada alivia a tensão física e o estresse, deixando seus músculos relaxados por até 45 minutos depois.

humor é uma verdadeira academia para o cérebro e sorrir o ajuda muito a exercitar-se. O exercício mental de rir ajuda a manter o cérebro trabalhando e isso é bom seja para o humor que fisicamente, tanto quanto fazer qualquer atividade física. O humor é capaz de aumentar a nossa força para os desafios da vida e a nossa flexibilidade mental.

Além disso, o riso estimula o sistema imunológico. Ele reduz a liberação dos hormônios do estresse e aumenta o número de células imunes e anticorpos que combatem as infecções, melhorando assim sua resistência às doenças.

Claro que existem dias em que estaremos tristes, sem vontade de sorrir. Nesses dias, olhe-se no espelho. Veja como seu rosto se modifica quando fechamos nosso semblante em tristeza. Diante da tristeza, precisamos acreditar que será passageira e que aquela fase ruim passará. E é sempre mais leve passar por todas as fases com um sorriso no rosto.

Um sorriso transforma não transforma somente o rosto de quem o carrega, o sorriso consegue mudar o mundo à sua volta!

Sendo assim, que tal sorrir mais?

Cristiane Froes

Psicóloga Clinlife

CRP:35.330

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *