Sua pele merece cuidados especiais no inverno

A palavra correta para essa estação é Hidratação!

Pois bem, durante o inverno, devido às baixas temperaturas, a pele fica mais seca, principalmente porque nessa época é comum tomarmos banhos mais quentes, o que provoca remoção da oleosidade natural, diminuindo a umidade da pele, causando ressecamento e desidratação.

Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante fazer uma boa hidratação facial e corporal, além disso, investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo.

Algumas queixas também tendem a piorar no inverno, como a rosácea e a dermatite seborreica (caspa). Para aproveitar o melhor da estação com a pele linda e protegida e a fim de evitar qualquer desconforto, listamos aqui algumas dicas para a estação!

Dicas para manter a pele hidratada:

  • Evitar banhos quentes e muito demorados; evitar o uso de buchas vegetais, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele. Evite usar sem necessidade sabonetes antissépticos.
  • Utilize produtos mais cremosos e emolientes com função hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme. Dar atenção às regiões mais ressecadas, como cotovelos, joelhos e calcanhares.
  • Para peles oleosas, e acneicas, evitar hidratante comum no rosto, use oilfree nas áreas de maior oleosidade (rosto, pescoço e colo).
  • Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras.
  • Ingerir no mínimo 2 litros de água diariamente.
  • A rosácea, uma condição inflamatória crônica da pele, pode piorar na estação. Loções suaves de limpeza e gel antiinflamatório são excelentes sugestões para melhorarem a vermelhidão e o desconforto da pele.
  • Nunca esqueça de aplicar o filtro solar! Os raios ultravioletas prejudicam a pele, independentemente da estação do ano.
  • Após o banho, seque bem a pele entre os dedos dos pés para evitar o surgimento de frieiras, que além de incomodarem bastante, são uma porta de entrada para infecções na pele.
  • O uso de roupas de lã ou guardadas por muito tempo também podem causar irritações na pele. Priorize as de algodão e tire as roupas mais quentes do armário, deixando-as no sol antes de usar.

Aproveite a estação para realizar procedimentos estéticos faciais como: microagulhamento para rejuvenescimento facial, para cicatriz de acne, óstios (poros) dilatados, peeling químico para uma renovação celular, aplicação de toxina botulínica (botox) para rugas e linhas de expressões, e preenchimentos para corrigir profundidades e rejuvenescimento, skinbooster para hidratação profunda da pele e muito mais!

Magály Pinheiro

Biomédica Esteta

CRBM9220

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *