Suplementação, ganho de massa e o sonho de um corpo perfeito – dúvidas mais comuns

 

Com certeza falar em suplementação talvez ainda seja um dos maiores tabus dentro das academias. Observam-se muitas pessoas que tem medo de usar esses produtos, pois não sabem qual sua ação no organismo. Para isso escrevo tentando explicar algumas dúvidas recorrentes que aparecem na academia e no consultório de avaliação.

Suplementação de proteína engorda?

É importante deixar bem claro que nada engorda desde que consumido em quantidade correta. Ou seja, consumir gorduras, carboidratos e proteínas na quantidade correta não faz engordar, o que engorda é o consumo excessivo desses nutrientes sem um gasto calórico adequado.

Mas e qual é a quantidade de nutrientes correta para se consumir?

Para cada objetivo e indivíduo é necessário pensar em um esquema que vai definir a quantidade correta de nutrientes respeitando a individualidade biológica do organismo de cada um. E para isso, devemos consultar um nutricionista que é o profissional responsável pela indicação de dietas e cardápios específicos para cada indivíduo.

Como posso conquistar um corpo perfeito?

Uma dieta direcionada, exercícios físicos regulares e o descanso são os três mais importantes pontos para se conseguir chegar a um corpo perfeito. A suplementação entra como uma ajuda, mas é necessário que os outros três pontos sejam cumpridos de forma correta para que a suplementação não se transforme em um motivo para jogar seu tempo e dinheiro fora.

O que um indivíduo que tem como objetivo a hipertrofia deve fazer para obter bons resultados?

  1. Treinar de forma adequada respeitando sua individualidade e com foco nos objetivos
  2. Fazer uso de dieta hiperproteica e hipercalórica
  3. Repousar

O que um indivíduo que tem como objetivo a definição muscular deve fazer para obter bons resultados?

1- Treinar de forma adequada respeitando sua individualidade e com foco nos objetivos

2- Fazer uso de dieta hipocalórica e hiperproteica

3- Repouso adequado.

Fico sem saber qual a função de cada tipo de suplemento e sobre o que devo tomar…

1 – Shake de proteína de rápida absorção + carboidratos simples

Produtos: Whey Protein + Dextrose

Quando usar: Imediatamente após seu treino com pesos e logo que acordar.

Por que usar: No pós-treino seu corpo necessita urgentemente de nutrientes para que possa iniciar o processo de recuperação muscular, sendo que o alimento sólido normal tem absorção mais lenta que este tipo de shake. No desjejum é o mesmo sentido, seu corpo passou em média 8 horas em jejum, necessita urgente de nutrientes.

2- Creatina

Quando usar: Juntamente com seu shake pós-treino, 5g é a dose padrão.

Por que usar: a creatina vai auxiliar no processo de recuperação muscular e no ganho de força.

Dica: Durante o uso de creatina é muito importante o uso de no mínimo 3 litros de água para que a suplementação não sobrecarregue os rins.

3-Proteína de absorção gradual

Produtos: Caseína/Albumina.

Quando usar: Antes de dormir.

Por que usar: Para evitar que seu corpo passe tanto tempo em jejum e promover um sono mais anabólico, lembrando que o músculo cresce no descanso.

4 – Polivitamínicos

Quando usar: No desjejum em casos de uso de dieta hipocalórica.

Por que usar: Geralmente em dietas hipocalóricas há restrição de muitos alimentos, sendo que o indivíduo acaba negligenciado o uso de algumas fontes importantes de vitaminas, então o polivitamínico irá preencher os espaços vazios.

Dica: Nesse tipo de dieta é comum que o indivíduo fique estressado pela baixa quantidade de carboidratos na dieta, sendo que em situações de estresse o corpo libera um hormônio extremamente catabólico, conhecido por cortisol. Dessa forma, abuse da suplementação com vitamina C, pois o uso de cerca de 3g dessa vitamina reduz bastante os efeitos maléficos desse hormônio, além de claro, prevenir gripes.

5- Termogênicos

Quando usar: apesar da maioria ser indicada para o uso em jejum, alguns podem ser diferentes por isso é necessário ler a sugestão de uso de cada produto e suas especificidades.

Por que usar: Termogênicos aceleram o metabolismo, ou seja, queimam as calorias extras.

Independente do seu objetivo é importante procurar um nutricionista para orientar em relação à dieta e a suplementação adequada e um educador físico para indicar o treino específico para o seu organismo e os seus objetivos. É importante respeitar a quantidade correta de suplementos indicados pelo nutricionista para que seu organismo não sofra com os efeitos colaterais. Da mesma forma é necessário respeitar o limite do organismo para que o seu treino não acabe em lesões.

E principalmente, lembre-se: a alimentação adequada, a prática de exercícios regulares e uma boa noite de sono são os principais ingredientes para alcançar os bons resultados de um corpo perfeito. É importantíssimo saber que nenhum resultado é para sempre. Se você usar de uma alimentação adequada, da prática de exercícios físicos regulares e do descanso durante toda a vida, os resultados serão para toda vida. Caso você decida um dia jogar tudo para o alto com certeza os resultados de antes não permanecerão. Dessa forma para manter um corpo perfeito é necessário persistência por toda a vida.

Flávia F Simão

Educadora Física Clinlife

Cref 015957-G/MG

Texto baseado em: http://www.dicasdetreino.com.br/mulheres-x-suplementacao/

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