SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS e Atividade Física

A nutrição esportiva contribui para que o atleta possa extrair o máximo de suas potencialidades na prática de esportes. Pesquisas recentes demonstram que muitos suplementos são utilizados por atletas, para superar a ingestão diária. O mercado de suplementos nutricionais oferece uma série de produtos com funções específicas ao organismo. È fundamental que a suplementação seja indicada e acompanhada por um profissional qualificado.

Segue alguns suplementos nutricionais e naturais mais utilizados:

Albumina – comercialmente extraída do ovo, é uma proteína de alto valor biológico (fornece todos os aminoácidos essenciais), é importante para aumentar massa muscular.

Arginina, lisina e ornitina – três aminoácidos encontrados em diversos alimentos. Esta sendo estudado a associação desses três aminoácidos com o aumento da liberação do GH (hormônio do crescimento).

BCAA (leucina, valina, isoleucina) – são três aminoácidos abundantes em carnes, pesquisas mostram que o seu uso reduz a fadiga relacionada ao exercício, e melhora processos anabólicos (aumento de massa muscular).

Cafeína – é importante estimulante do sistema nervoso central, tem sido usado para reduzir a percepção de esforço, pois a cafeína modifica o limiar da dor, melhorando a performance, seu efeito emagrecedor pode ser devido a liberação do hormônio adrenalina.

Carboidratos complexos – são carboidratos presentes principalmente em vegetais, e alimentos integrais, são formados por várias unidades de açúcares, por isso a absorção do carboidrato é de forma lenta de modo que exercem pouco estímulo à liberação de insulina, a qual, quando em excesso causa letargia, fadiga ou hipoglicemia. Assim os carboidratos complexos devem ser ingeridos antes da prática de exercícios.

Cromo – é um mineral co-fator de várias vias metabólicas, além de auxiliar na função da insulina, esse mineral tem sido usado por atletas que desejam aumentar a massa muscular.

DHEA – dehidroepiandrosterona – é precursor natural da testosterona, quando suplementado oferece ganho de massa muscular.

Tribulus terrestris – é um extrato vegetal que, o seu uso em sido associada à elevação da testosterona plasmática e hipertrofia muscular.

Proteína Isolada – proteínas em pó produzidas a partir da proteína do ovo, do leite ou da soja, são utilizados para aumento de massa muscular e melhora no desempenho, age rapidamente na recuperação muscular.

Fonte: própria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *