Tipo de Pisada x Tênis de Correção

A forma de pisar é uma característica individual e influenciada pelo tipo de pé, posicionamento do joelho, flexibilidade e encurtamento muscular.

As mais comumente conhecidas são: supinada, neutra e pronada. Cada uma delas tem sua particularidade quanto ao ponto de contato, distribuição do impacto e impulso durante a caminhada e/ou corrida.

O tênis que tenha um bom sistema de amortecimento fará sim uma enorme diferença quanto à absorção do impacto, diminuição do risco de entorses e conforto durante a corrida, mas para correção de pisada não são eficazes no que se propõe. 

Se realmente for necessária a correção procure um ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé, para detectar erros de pisada. Então a correção será feita através do uso de palmilhas personalizadas associado a treino de fortalecimento e alongamento das musculaturas envolvidas na marcha.

É aconselhável que os praticantes de corrida façam uma avaliação física associada a uma avaliação postural e fortalecimento muscular e antes de iniciar os treinamentos para evitar diversos tipos de lesões.

Natália Francisca Louredo

Profissional de Educação Física

CREF 026778-G/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *