Treinamento Intervalado Emagrece?

Muito se fala sobre os benefícios do exercício físico sobre a saúde. Sabe-se que o excesso de peso aumenta a probabilidade de se desenvolver doenças como: hipertensão, diabetes, problemas articulares e ósseos, etc. Entretanto, algumas pessoas têm dificuldade de aderir a um programa de treinamento ou até mesmo de continuar treinando de forma frequente.

O treinamento intervalado seja de leve, moderada ou alta intensidade é caracterizado pela alternância entre o tempo de estímulo e de recuperação, sendo que tanto o estímulo quanto a recuperação (passiva ou ativa) variam de acordo com o condicionamento físico de cada aluno. Ou seja, todas as pessoas podem realizar esse tipo de treinamento, pois quem vai determinar como ele será realizado é o treinador baseado em testes e avaliações que garantirão a segurança e a eficácia do treinamento.

Dentre os resultados principais do treinamento intervalado o que se observa é uma melhora do condicionamento físico, da composição corporal (redução do percentual de gordura), do peso na balança e a melhora da taxa metabólica de repouso (ou seja, essa pessoa vai utilizar mais “energia” para realizar as mesmas atividades cotidianas).

Por proporcionar períodos de recuperação, esse tipo de treinamento pode ser prescrito tanto para os indivíduos treinados quanto para os iniciantes, e tem apresentado excelente adesão por parte dos alunos iniciantes por causar menores níveis de fadiga após os treinos. O mais importante é o profissional identificar o nível de condicionamento físico do aluno e evoluir de forma progressiva, e o que se verifica é que o nível de fadiga ocasionado pelo treinamento intervalado é menor e atribui-se isso ao fato do aluno conseguir realizar de forma intermitente quantidades de trabalho e de intensidade semelhantes ao treinamento contínuo. Além disso, existe uma facilitação da musculatura para suportar exercícios de maior intensidade de forma gradativa.

Portanto, se você tem dificuldade de aderir a um programa de treinamento ou quer melhorar a performance, experimente o treinamento intervalado e surpreenda-se com os resultados. Treinamento intervalado contribui para auxiliar no processo de emagrecimento sim!!!

Isabel Cristina

Profissional de Educação Física Clinlife

CREF.: G/MG 19.364

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *