Tristeza ou depressão?

Nos dias atuais, é comum uma pessoa que se sente triste dizer que acha que está depressivo.

Ao contrário do que muitos pensam, depressão não é uma tristeza e sim uma doença que precisa ser tratada. É um quadro patológico, que prejudica o funcionamento psicológico, social e funcional do individuo.

Ela  pode ocorrer com qualquer pessoa, em qualquer época da vida. Os sintomas mais comuns da depressão são o humor depressivo, que se caracteriza por grande tristeza e melancolia, acompanhado por falta de ânimo e de disposição.

O individuo se sente incapaz de sentir prazer em atividades habitualmente agradáveis, têm alterações do sono e do apetite, pensamentos negativos, desesperança, desamparo, geralmente acompanhado de uma visão distorcida da realidade e não consegue perceber um futuro que seja prazeroso.

A depressão é tratada com medicamentos e psicoterapia.

Em se falando de tristeza, é um estado afetivo caracterizado pela falta de alegria ou pela melancolia. Tristeza é algo normal, que faz parte da nossa vida em determinados momentos e tem duração limitada.

Todos nós iremos sentir ou já sentimos tristeza em algum momento.  Ela não tem que ser vista como algo ruim, ao contrário, podemos aprender com ela.

 A tristeza é alguma informação que precisa da sua atenção. Volte-se para dentro e descubra o que o incomoda. Aprenda com ela e ressignifique sua história, fazendo o melhor que pode por você!

Para ressignificar, faz-se necessário mudar nossos pensamentos, substituindo sempre um pensamento negativo por um positivo. Imagine que você tem uma lixeira mental, na qual você jogará fora todos pensamentos que não lhe fazem bem.

Também é extremamente importante que possamos exercitar a gratidão pelas coisas boas que temos na vida, ao invés de olharmos somente para o que nos falta. O fato de acordarmos e termos um dia inteirinho a nossa frente para fazermos o que quisermos com ele já é motivo para agradecer.

Sorrir mais também é fundamental. Já parou para pensar em como o sorriso é contagiante? Comece seu dia dando um lindo sorriso para a pessoa que você enxerga no espelho!

Outra coisa importante também é viver um dia por vez. As pessoas geralmente estão preocupadas com o dia de amanhã ou então sofrendo pelo que aconteceu ontem. Mas estão esquecendo-se do dia mais importante de sua vida: O HOJE!

Hoje você tem a oportunidade de recomeçar, de fazer diferente e isso refletirá no seu amanhã. Sendo assim, viva o hoje e planeje seu amanhã. É agora que sua vida acontece!

 

Cristiane Froes

CRP:35.330

Psicóloga Clinlife

 

Envie um comentário

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Digite a informação solicitada para provar que é uma pessoa: *