UMA PASCOA MAIS CONSCIENTE

Que na páscoa o chocolate é uma tradição, todos sabem. Que chocolate é uma delícia e uma tentação, ninguém duvida. Tanto para crianças quanto para adultos, a páscoa é época para se esbaldar de comer a guloseima.  Porém o consumo exagerado Pode levar a problemas com a saúde e problemas com aumento de peso.

O cacau é o componente mais encontrado no chocolate meio amargo, ele é rico em flavonoides e é por isso, um potente antioxidante. Ajudando a combater radicais livres e retardando o envelhecimento. Alguns estudos tem mostrado que ele melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos também, estimula a produção de serotonina (melhorando o humor) e estimula os neurônios.

Mas não se engane! Os chocolates ao leite e brancos não oferecem os mesmos benefícios, pois são muito ricos em açucares e gorduras. A maioria dos ovos que estão no mercado hoje, são compostos de uma quantidade elevada de açúcares e de gorduras. Mas existe uma variação grande de tipos de ovos com tipos diferentes de chocolates, é preciso ler os rótulos para ser mais assertivo na hora da escolha.

O consumo diário de chocolate não é aconselhável nem para pessoas saudáveis. O ideal é que se consuma no máximo duas vezes por semana e em pequenas doses. As crianças são mais susceptíveis a terem problemas gastrintestinais.

Outra dica valiosa é fazer um almoço mais leve no domingo de páscoa para que o doce não entre com muito excesso nas calorias diárias. Ótima opção de cardápio é colocar um peixe como prato principal, pois, além de ser fonte de vitaminas proteínas, Omega 3 e 6, alguns peixes podem apresentar baixa caloria em relação a carne.

Se sobrar chocolate para muitos dias, é uma excelente oportunidade para mostrar solidariedade e doar alguns ovos para vizinhos, pessoal do escritório e até para crianças que não ganharam ovos. Controle se e não fique beliscando o tempo todo. Mantenha o exercício físico após as comemorações e não fique de consciência pesada, mas corra atrás do prejuízo!!

 

Shellen Pollyanna

Nutricionista Clinlife

CRN09 – 14676

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *