Use a criatividade e ajude seu filho a emagrecer!

Use a criatividade e ajude seu filho a emagrecer!

 

Com a moda dos fast foods e aparelhos tecnológicos cada vez mais avançados, as crianças estão cada vez mais ingerindo quantidades enormes de calorias e gastando muito pouca energia. O resultado desta junção são crianças cada vez mais gordinhas e sedentárias. Se antes criança gordinha era sinônimo de criança saudável, o sonho de todos os pais e avós, hoje a obesidade infantil é um problema sério de saúde.

Brincadeiras de amarelinha, peteca, rouba-bandeira ficaram no passado e foram substituídas por vídeo-games, computadores, iphones, dentre outros. Se perguntarmos a uma criança como se brinca de pega-pega, pique-esconde provavelmente ela nem saiba mais. Mas com certeza sabe jogar aquele jogo super emocionante que acabou de ser lançado! Só tem uma questão: esse jogo super moderno, avançado, se joga sentado, paradinho em frente ao computador por horas e horas!

Várias são as causas da obesidade infantil, tais como sedentarismo, doenças genéticas, distúrbios hormonais, padrões comportamentais, dentre outros. Porém o fato da criança estar consumindo cada vez mais comidas gordurosas, juntamente com o sedentarismo são fatores que ajudam (e muito) a alavancar o peso.

Crianças obesas ou com sobrepeso geralmente são envergonhadas do seu corpo, o que pode gerar inúmeros problemas na adolescência e fase adulta.

É imprescindível a ajuda dos pais ou responsáveis no tratamento da obesidade infantil. Porém a maior reclamação dos pais é a dificuldade que encontram na hora de tentar inserir no cardápio infantil alimentos saudáveis, que eles preparam com todo carinho e os pequenos viram a cara. Frutas e legumes então? É sempre uma luta fazer com que as crianças aceitem. Mas quem disse que a hora da alimentação também não pode ser um momento de diversão para a criança? Isso mesmo, uma boa maneira de estimular a criança a comer frutas e verduras, é fazendo disso uma diversão. Usar a imaginação pode ajudar muito quando a criança é resistente a aceitar novos sabores. Um belo prato de frutas, verduras e legumes pode não ser atrativo para a criança, mas quando com o prato vem uma oportunidade de brincar, de se divertir, torna-se extremamente atrativo! Para isso, solte a imaginação e faça verdadeiras obras de arte com legumes e frutas!Eis abaixo alguns modelos que podem ajudar os pais nessa tarefa:

 

Além da alimentação saudável, o gasto de energia infantil também ajudam a criança a perder peso. Estimular a criança a brincar, ao invés de só ficar em frente à TV ou ao computador ajudam muito nessa tarefa. Algumas dicas de brincadeiras para ajudar seu filho a emagrecer:

  • Amarelinha

Indicado para crianças que estejam na faixa etária dos sete aos dez anos. Para praticar essa atividade física é necessário riscar o chão com giz e enumerar cada casa. A brincadeira coopera para estimular a noção numérica e o equilíbrio.

  • Brincadeira com bola

Indicado para crianças de dois aos doze anos. Existem várias brincadeiras com bolas (ex: queimada, bolinha de gude e outras), porém a mais indicada é o futebol.

  • Parques infantis

Parques são indicados para crianças a partir dos dois anos. E as opções nesses parques são: escorregador, gangorra, balanço, gira-gira e caixa de areia e outras. Nesses brinquedos as crianças vão se divertir e praticar atividades físicas.

  • Bicicleta

A partir dos três anos, a criança já pode começar a andar de bicicleta com rodinhas. Pedalar é uma ótima atividade física, e, ainda, ajuda a desenvolver resistência e força.

  • Natação

É uma atividade física aquática que ajuda a estimular na criança, velocidade, equilíbrio, força e resistência. Ajuda também, na coordenação motora. E é indicado para crianças a partir dos seis meses.

Com essas práticas, além dos pais estarem ajudando seus filhos a ter uma vida saudável, estão também tendo a oportunidade de interagirem-se com a criança, fazendo com que cada momento vivido seja repleto de boas lembranças!!!! Use a imaginação e ajude a tornar todos os momentos com seu filho inesquecíveis e memoráveis!

Cristiane Froes

Psicóloga Clinlife

CRP: 35.330

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *