Velocidade de execução – Uma variável importante na musculação

A variável de velocidade de execução no treinamento de musculação é uma ferramenta importante para se utilizar nos exercícios. O treino pode ficar muito mais difícil ou muito mais fácil, caso altere a velocidade de execução.

Vamos pensar da seguinte forma, quando carregamos uma caixa com objetos pesados dentro por 30 segundos temos uma percepção de que o item esta mais leve comparando a carregar a mesma caixa durante 60 segundos. É o que acontece, quando estamos executando um exercício. Se fizermos a movimentação um pouco mais devagar, o tempo que você irá executar 15 repetições vai ser diferente quando executamos 15 repetições em uma velocidade mais alta. Levamos muito menos tempo para fazer as mesmas 15 repetições. Mas o que isso significa? O que isso interfere em um treinamento?

A velocidade de execução pode interferir na intensidade do exercício.  Não necessariamente, temos que aumentar o peso do aparelho ou pegar mais peso para alterar a intensidade do exercício. Isso interfere também no número de fibras musculares que são contraídas e os tipos de fibras que iremos ativar. Temos em nosso corpo vários tipos de fibras musculares e essas fibras podem ser ativadas de acordo com a velocidade de execução.

Basicamente temos três tipos de fibras musculares, fibras de ativação mais lenta, intermediárias e rápidas ou fibras de força explosiva. A velocidade de execução vai variar drasticamente a porcentagem dos tipos de fibras musculares que iremos utilizar. Sendo assim, a velocidade de execução pode influenciar uma adaptação diferente do seu corpo.

Em um exercício, temos também a isometria, que pode influenciar no tempo de execução do treino. A isometria acontece em um exercício quando ficamos parados em um momento da execução do exercício. Quando dobramos um joelho em pé, por exemplo, e, mantemos aquela posição parado é uma isometria no exercício. Com isso, temos uma estratégia a mais que podemos utilizar em um planejamento de treinamento, do ponto de vista da velocidade de execução.

Sempre procure orientação de um profissional habilitado para orientá-lo sobre a velocidade de execução em seu treinamento. Isso pode fazer muita influencia em seu treino.

 

Richardson Siqueira

Educador Físico Clinlife

CREF 01838-7

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