Vida longa, saudável e sem doenças

Inúmeros estudos mostram que um melhor estilo de vida saudável pode influenciar muito o não aparecimento de doenças. Hábitos como não fumar, consumo de bebida alcoólica moderado, pratica de exercícios físicos frequentes e seguir uma dieta adequada, são atitudes que fazem bastante diferença em uma vida mais longa e com qualidade.

O trabalho de conscientização dos riscos que o tabagismo causa para as pessoas tem levado muitas pessoas a pararem de fumar ou não fumarem nos últimos anos. É preciso manter esse trabalho de conscientização e fazer com que, não só as pessoas que fumam parem de sofrer os riscos de doenças ligadas ao tabagismo, mas também, as pessoas que os acompanham parem de sofrer com os malefícios que o tabaco trás com sigo. Muitas das vezes a pessoa que acompanha o fumante sofre até mais malefícios do que a própria pessoa que fuma.

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso, além de sobrecarregar alguns órgãos pode engordar bastante. Junto de um copo de cerveja ou uma bebida destilada sempre vem o acompanhamento e aí que ocorre as chances de sua dieta se perder. Para uma dieta ser eficaz é imprescindível que seja seguida corretamente ou parcialmente corretamente nos finais de semana e eventos durante a semana. Por exemplo, se você tem uma dieta de 1000 calorias durante a semana e nos finais de semana passa essa dieta para 3000, imagina como o seu corpo vai responder. Se contarmos com sábado e domingo essas 3000 calorias viram 6000 calorias, ou seja, em uma semana que sua dieta era de 5000 calorias de segunda a sexta, no sábado e domingo você consumiu mais que todos esses dias anteriores. Ou seja, sua dieta ‘foi para o espaço’ com suas 11000 calorias/semana. Tente manter sua dieta firme nos finais de semana. Faz toda a diferença.

Além das medidas à mais, suas articulações e coluna sofrem constantemente com alguns quilos a mais. Experimente o teste, coloque em sua cintura duas caneleiras de 5 quilos e faça tarefas do seu cotidiano, como subir escadas, caminhar, etc. Seu corpo vai te responder com certeza.

Os exercícios físicos são parte fundamental de uma vida de hábitos saudáveis. Os exercícios físicos, além de contribuir para um balanço calórico mais eficaz (gastar mais energia do que consome), ele contribui na mudança da sua composição corporal, ou seja, perder gordura e ganhar massa magra  (eficiente para proteger suas articulações, coluna e evitar doenças articulares). As atividades físicas periodicamente executadas são eficazes para aumentar a densidade óssea do indivíduo também, e assim, evitar doenças nas articulações. Mas um detalhe, algumas doenças articulares nós podemos prevenir com os exercícios, mas não remedia-los. Em alguns casos os exercícios vão colaborar apenas para uma redução de dores. Fique atento, é melhor prevenir do que remediar.

O conjunto dessas atividades podem contribuir muito para uma redução do risco de várias doenças, como; doenças coronarianas, hipercolesterolemia, obesidade, diabetes, osteoporose, artrites, artrose, alguns cânceres, entre outras doenças, e com isso, além de você ter uma vida mais longa, ela será muito mais saudável.

 

Richardson Siqueira

Educador Físico Clinlife

CREF 01838-7

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