Vitaminas do complexo B x Emagrecimento

As vitaminas são substâncias orgânicas presentes em muitos alimentos em pequenas quantidades e são indispensáveis ao funcionamento do organismo. Cumprem papel importante no metabolismo celular, regulando e favorecendo as reações químicas que ocorrem nas células, permitindo a assimilação dos alimentos.

As vitaminas do complexo B exercem papel importante no processo de emagrecimento por estarem envolvidas no metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas regulando o sistema nervoso e controlando o apetite.

A vitamina B1 (Tiamina)
Atua regulando o metabolismo dos carboidratos, equilíbrio do sistema nervoso e normalizando o apetite.
Alimentos onde podemos encontrar esta vitamina: fígado, miúdos, carne de porco, gema de ovo, presunto, nozes, levedo de cerveja e gérmen de trigo.

B3 (Niacina, vit. PP)
A vitamina B3 é necessária para circulação sanguínea adequada, pele saudável, bom funcionamento do sistema nervoso, metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas e na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo além de reduz o colesterol.
Alimentos onde podemos encontrar esta vitamina: peixe, fígado, ovos, amendoim, leite, cereais integrais e tomate.

B5 (Ácido pantotênico)
Tem um papel chave no metabolismo dos hidratos de carbono (carboidratos), proteínas e gorduras e é por isso importante na manutenção e reparação de todas as células e tecidos.
Alimentos ricos em B5: ovos, rins, fígado, salmão e levedura.

B6 (Piridoxina)
Ela está envolvida no metabolismo dos aminoácidos, no funcionamento do sistema nervoso e também na saúde da pele, é essencial no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios.
Alimentos fonte: levedo de cerveja, farelo de trigo, gérmen de trigo, fígado, rim, coração, melão, repolho, leite, ovos e carnes.

Vitamina B8 (Biotina, vit H)
 Esta vitamina intervém  na  formação  da  glicose e das gorduras a  partir  dos carboidratos, ou seja, transforma carboidratos da alimentação em glicose para serem absorvidos pelo organismo. Participa de metabolismos vitais.
Podemos encontrar:  nas frutas, frutos secos, gema de ovo, amendoim e fígado.

B12 (Cianocobalamina)
Necessária para o metabolismo de carboidratos, gordura e proteínas, atua no metabolismo do sistema nervoso, promoção do crescimento, promoção da formação e maturação das células vermelhas sanguíneas, aumenta a energia.
Onde podemos encontrar:  fígado, rins, leite, queijos processados, ovos e carnes.

Jaqueline dos Anjos

Nutricionista – Clinlife

CRN – 4632

 

 

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