Você conhece o Treinamento Funcional?

O treinamento funcional são tipos de exercícios que se englobam várias musculaturas e podem ser direcionado para variados tipos de metas. Emagrecimento, flexibilidade, força, equilíbrio, aperfeiçoamento de um determinado movimento, reforço articular, ganho de massa magra, definição muscular, melhorar a performance em um esporte, etc. São muitos os benefícios que o treinamento funcional oferece.

Esse tipo de treinamento se baseia em movimentos naturais que uma pessoa pode fazer como; pular, deitar, levantar, correr, girar, puxar, empurrar e pode ser praticado por todo tipo de pessoa. Essa prática deve ser respeitada a individualidade de cada pessoa, se o indivíduo possui alguma dor articular ou possui alguma patologia. Sendo assim, é uma ótima opção para quem quer fugir do ambiente de musculação e conseguir ótimos resultados.

Os exercícios podem ser feitos com diversos equipamentos. Colchonetes, cordas, cones, bancos, halteres, bolas, caneleiras, bozú, elásticos, discos de equilíbrio, pranchas de propriocepção, etc. Os exercícios funcionais podem ser feitos também com o próprio corpo como intensidade para o exercício. Ou seja, você usa a resistência do próprio corpo para influencia a intensidade do exercício. Algumas pessoas, podem até adaptar vários equipamentos em casa ou no local onde preferir fazer exercício. Basta ter criatividade.

Vale à pena experimentar esse tipo de treinamento. Procure um profissional de Educação física habilitado para prescrever o treinamento para você ou veja se tem alguma aula coletiva de treinamento funcional perto da sua casa. E lembre-se, sempre procure um médico antes de começar qualquer exercício físico. Ele vai verificar se você esta apto a fazer a atividade desejada.

Richardson Siqueira

CREF 01838-7

Profissional de Educação Física Clinlife

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *