Você consegue ter autocontrole?

Desenvolver o autocontrole vai muito além de um sacrifício físico, também é um desafio no controle dos nossos pensamentos.  Para algumas pessoas, é muito difícil recusar aquele prato favorito, escolher as opções mais calóricas com calma e manter uma alimentação saudável. Para conseguir tudo isso, ter autocontrole é essencial, para não se deixar levar e acabar sabotando seu próprio emagrecimento.

Analise bem e responda quantas vezes você já começou uma dieta? E quantas foram as ocasiões em que esse pequeno deslize se tornou um desânimo tão grande que acabou desistindo? É pra evitar que isso aconteça que você precisa ter um grande equilíbrio na hora de manter sua perda de peso.

Quanto mais foco tiver, mas fácil será planejar para chegar ao seu objetivo. Pensamentos do tipo“só mais um pouquinho”, “só hoje”, “depois eu faço”, “é só dessa vez”, entre outros, só adiam a meta a ser alcançada em beneficio de um prazer imediato. Não deixe isto acontecer, o que pode ser mais importante do que sentir-se bem consigo mesmo? Mantenha-se sempre focado na sua meta.

 O autocontrole é fator fundamental para sua reeducação alimentar dar certo. É importante abrir mão de alguns hábitos e dar inicio a outros totalmente novos. Isto exige autocontrole em não repetir as mesmas atitudes que estava acostumado, o mesmo tipo de alimentação, a mesma rotina de vida. Se programe para dar inicio a uma vida diferente e coloque em pratica os seus objetivos.

Valorize suas conquistas e lembre-se do seu esforço e de tudo o que você fez durante a semana na academia ou praticando alguma outra atividade física. Tenha em mente que estar com fome é diferente de estar com vontade de algum alimento.

Cuidado com as exceções, pois elas podem com um descuido virar um hábito diário, quanto mais você se acostumar a ser disciplinado com sua alimentação, melhores serão seus resultados. Não perca seu foco,tente!  E, caso escorregue em alguma coisa, nada de desistir. Comece de novo quantas vezes forem necessárias. Existem diversas estratégias que podem lhe ajudar a manter-se sempre persistente e vencer os objetivos de um processo de emagrecimento.

Petrina Gomes de Lima – CRP 04/28095

Psicóloga Clinlife

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *