Você já se perguntou o que é ter saúde?

Para você o que é saúde? Você cuida da sua saúde e o que faz para cuidar dela?

Quando pensamos em saúde, geralmente associamos à ausência de doenças e à alimentação.

Mas será que saúde se resume somente à isso?

Não! Saúde não é somente a inexistência de doenças, mas compreende um bem-estar físico, mental e social.

O bem-estar implica em um conjunto de coisas que são necessárias para viver bem, o que pode ser subjetivo para cada indivíduo. Mas em linhas gerais, por exemplo, o dinheiro que pode satisfazer necessidades materiais, lazer, saúde e as relações afetivas podem compor o bem-estar de uma pessoa.

O bem-estar físico está associado à um vigor físico, possibilidade de se exercitar, um bom funcionamento do metabolismo, o que influencia em suas condições laborais, capacidade física.

A nossa qualidade emocional e cognitiva, nossa percepção, integração social, nossas relações, capacidade de lidar com nossas emoções, desafios, são características que podem fazer parte do nosso bem-estar mental.

Já o bem-estar social implica em nossa interação social, nossa capacidade de interagir em sociedade e conseguir se desenvolver em ambientes sociais.

Em relação à alimentação, podemos falar de nutrição e alguns dos fatores importantes são: consumir mais frutas, verduras, legumes, evitar alimentos industrializados, gorduras, doces em excesso, além de beber bastante água e evitar bebidas alcoólicas, são algumas práticas para se ter uma boa alimentação, além disso, quando nos alimentamos de modo adequado evitamos várias doenças.

Pensando nesses dois pontos: saúde e nutrição, podemos associar que para termos uma qualidade de vida é preciso que façamos escolhas. Escolher ter uma vida saudável implica em nos alimentarmos bem, cuidarmos de nosso corpo com atividade física; cuidarmos do nosso emocional, sendo flexíveis, resilientes, lidando com as adversidades da vida de modo “leve”; cuidarmos do nosso social, estando abertos às relações, interagindo com os outros.

Falar sobre esses pontos é de suma importância e Dia 31 de Março, para quem não sabe, é celebrado o “Dia da Saúde e Nutrição”.

É interessante termos uma data para celebrarmos, mas o importante mesmo é cada um de nós termos a consciência do que fazemos para nós e por nós. O fato de termos uma data, não quer dizer que devemos pensar e agir somente nesse dia, mas devemos ter práticas saudáveis todos os dias, buscando qualidade de vida.

Saúde e Nutrição andam lado a lado. Pense, reflita e aja de modo saudável!

 

Fernanda Dias
Psicóloga Clinlife
CRP 04/27335

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *