VOCÊ SABE COMO ESTÁ SUA COAGULAÇÃO SANGUÍNEA?

Os problemas cardiovasculares são, atualmente, uma importante causa de morte no Brasil. Entre eles destaca-se a trombose, formação de coágulos sanguíneos que congestionam veias e artérias.

Os problemas de coagulação sanguínea podem dar origem a distúrbios hemorrágicos, quando existe a incapacidade do organismo na formação de coágulos que ajudam a estancar hemorragias; ou a episódios trombóticos, quando o organismo gera coágulos de forma espontânea, sem ocorrência de lesões. Ambas as situações, quando não monitorizadas e acompanhadas clinicamente, podem gerar problemas de saúde graves.

A prevenção desses eventos é possível e funciona muito bem. Por isso, é importante que seu médico conheça a história de sua família e a sua própria história pregressa. Com esses dados, é possível solicitar exames simples de sangue que determinam os riscos para um evento tromboembólico e realizar a prevenção necessária.

O desenvolvimento e a implementação de sistemas e técnicas avançadas de diagnóstico e monitorização no campo da coagulação sanguínea são fundamentais, pois permitem avaliar, de forma simples e rápida, parâmetros de coagulação e, consequentemente, garantir a saúde de milhares de pessoas.

Mas dicas simples também ajudam nessa prevenção: mantenha seu peso ideal, pratique atividade física regularmente, use Omega 3, e evite ficar muito tempo com as pernas pendentes.

E claro, colocar as “pernas para o ar” de vez em quando faz bem a todos!

 

Dra. Ana Claudia Machado Ferreira

Equipe Clinlife

CRM 49006

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *