Você sabe o que é um prato saudável?

Para se ter um prato saudável é preciso analisar como estamos nos alimentando.

O prato do brasileiro é composto por basicamente arroz, feijão e uma série de alimentos de baixo valor nutricional e ricos em gorduras, sódio e que fazem mal para a saúde. 

De acordo com um estudo do ministério da saúde feito com mais de 54 mil adultos mostrou que, mais de um terço afirmou consumir carne com gordura. Cerca de 80% bebem sucos artificiais ou refrigerantes, pelo menos uma vez na semana e 29,8% afirmaram consumi lós com frequência.

Cerca de 30% dos adultos entrevistados afirmaram que consomem frutas e verduras regularmente. Mas ainda assim, não atingem as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), que é de 5 porções ao dia de frutas e vegetais.

O que deve fazer?

Um prato saudável deve ser composto por 50% de vegetais crus e cozidos, 25% de proteínas animal (carne de boi, frango, peixe e ovos)e proteína de origem vegetal (feijão, lentilhas, grão de bico, soja) e 25% de carboidratos (e dê preferência para os integrais).  

É importante termos consciência do que do que devemos comer para fazer as melhores escolhas, pois uma alimentação consciente tem sempre mais adesão.

 

Shellen Pollyanna

Nutricionista

CRN09 – 14676

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *