Você sofre com a TPM?

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um mal que atinge uma grande parte da população feminina. Estudos mostram que, em torno de 80% das mulheres em geral apresentam algum tipo de alteração no período pré-menstrual.

Os sintomas podem ser: ansiedade, desconforto, irritabilidade, depressão, constipação intestinal, inchaço e dores nos seios e abdômen, dor de cabeça, alteração do apetite e compulsão por carboidratos.

Tensão, dificuldades econômicas, tendências familiares, doenças e estresse podem desencadear sintomas mais fortes. O desequilíbrio entre os hormônios, presente nessa fase, parece ser mais relevante no aparecimento dos sintomas.

 Se você sofre com a TPM, saiba que algumas mudanças na sua alimentação  pode ajudá-lo. Alguns  alimentos parecem ter importante implicação no desenvolvimento dos sintomas e outros parecem amenizá-los.  Uma alimentação equilibrada pode ser a solução para esse mal:

 ♦ Evite o excesso de café, chá preto, mate, coca-cola, guaraná e chocolates, pois são à base de cafeína e por isso aumentam a irritabilidade e a insônia, além de desidratar o organismo. O consumo em excesso também pode causar enxaqueca.

♦ As gorduras e sal em excesso devem ser evitados na TPM , pois agravam  a retenção hídrica presente nesse período. Procure não usar caldos de carne, temperos prontos, condimentos, embutidos e conservas, pois possuem alto teor de sódio. Se possível use sal light no preparo das refeições.

♦ Use mais leite e derivados nesse período, pois o cálcio ajuda a aliviar os sintomas da TPM, principalmente as variações do humor, cólicas, retenção hídrica, sensibilidade das mamas e  câimbras. Outros alimentos também são fontes de cálcio, como: os vegetais verdes escuros (brócolis, couve, rúcula), gergelim, leguminosas.

♦ Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras para prevenir a constipação intestinal. Prefira os pães integrais, farelos de fibras, linhaça triturada, aveia e grão de soja.

♦ Faça refeições de 3 em 3 horas com carboidratos para controlar a vontade de comer doces. Opte pelos carboidratos complexos que regulam por mais tempo a glicose sanguínea e dão mais energia: maça, damasco, ameixa, banana, barras de cereais, granola, pães integrais e cereais integrais.

♦ Consuma diariamente alimentos fonte de ômega –3 como atum, salmão, sardinha, arenque, semente de linhaça, pois ajudam a reduzir a irritabilidade, cólica e dores na mamas.

♦ Inclua os alimentos derivados de soja ( tofu, leite de soja), pois ajudam a aliviar os sintomas da TPM.

♦ Para amenizar a enxaqueca evite alimentos com nitritos e glutamato monossódico, eles contêm sal e conservantes que ativam a enxaqueca: vinho tinto, chocolate, queijos fortes , molho de soja.

♦ Alface, pepino, aipo, alcachofra, salsinha, melancia, tomate, melão, morango e abacaxi ajudam a diminuir o inchaço, pois são alimentos diuréticos.

♦ Beba bastante líquido durante esse período para evitar a retenção hídrica.

 É importante também que se faça exercícios aeróbicos, principalmente no período pré menstrual. Os exercícios ajudam a reduzir as cólicas menstruais e melhora o humor. Além disso, eles liberam as endorfinas, substâncias produzidas no nosso organismo que são responsáveis pela sensação de bem estar e prazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *