Você tem tensão no pescoço?

Você sente peso sobre os ombros? Balança a cabeça em várias direções tentando aliviar algo, porém não alivia? Sente alguma dor no pescoço ou nas costas chegando até irradiar para os braços? Sente fortes dores de cabeça devido a peso nas costas? Se alguma resposta for sim esse texto é pra você.

Uma das queixas mais relatadas pelas pessoas atualmente são as famosas tensões no pescoço, que muitas das vezes irradiam sobre os ombros e costas, podendo até ser acompanhado de uma cefaleia tensional (dor de cabeça devido a tensão excessiva no pescoço com ou sem irradiações), mas por que sofremos com essas dores constantemente? Quais as consequências dessas dores? O que fazer para melhorar?

Nossa cabeça é naturalmente pesada, exigindo uma tensão constante dos músculos que a sustenta, as dores surgem a partir da sobrecarga excessiva aplicada sobre essa região, demandando mais tensão sobre os músculos e articulações, diminuindo assim o fluxo de sangue local. Existem alguns fatores comuns que levam o surgimento dessa sobrecarga:

– Má postura causada por diversos fatores, basicamente pela adaptação do seu corpo a sua rotina diária.

– Atividades diárias que exigem muita concentração por longos períodos, onde até se tensiona fortemente os olhos para uma maior concentração;

– Permanecia na mesma posição por longos períodos do dia;

– Má posição ao dormir, utilização de colchão e travesseiros inapropriados (colchão muito mole, ou muito duro, travesseiro muito alto ou muito baixo);

– Movimentos repetitivos;

– Fatores emocionais, principalmente o estresse, dentre outros fatores.

Contudo, a sobrecarga pode também já estar associada a alguma patologia crônica, ou simplesmente acarretar o surgimento de diversas disfunções como:

– Osteoartrose: desgaste da articulação

– Desvio postural, seja da cervical, ombros, e/ou escapulares;

– Desequilíbrio muscular, sejam eles por fraqueza, encurtamento ou rigidez, por lesão muscular, articular ou ligamentar, ou por compressão de raízes nervosas do pescoço.

– Trigger points (Pontos-Gatilho): nódulos sensíveis e palpáveis que podem produzir dores locais e irradiadas, causando perda de força e flexibilidade muscular, compensações musculares.

– Hérnias discais

– Dores ciáticas

– Dores carpais

– Cefaleia tensional, dentre outros.

Entretanto é de suma importância buscar a causa da sobrecarga juntamente com o profissional de Educação Física, Médico Ortopedista e Fisioterapeuta, realizando avaliações posturais, testes de força, de flexibilidade, e exames de imagem para se ter um diagnóstico preciso e assim dar sequência ao tratamento correto dessa tensão.

Talita Ribeiro
Profissional de Educação Física Clinlife
CREF: 022819G/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *